Escudo de ouro, com uma coroa de carrascos folhados e frutados de sua cor, enfiada por uma espada de prata, empunhada por uma mão de carnação movente do pé do escudo; ao centro da coroa a palavra " ALEU ", de vermelho. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com  os dizeres : " VILA REAL ", a negro.  Escudo de vermelho, castelo de prata lavrada e iluminado de azul de 3 torres quadradas, tendo a do meio 3 balcões ou varandas na parte superior, 1 ao centro e 2 nos cunhais. O castelo acompanhado em chefe de 2 cabeças de boi de raça barrosã, de ouro ornado de prata. Em contrachefe, faixa ondulada, potenciada e contrapotenciada de azul e prata, perfilada de prata no bordo superior. Coroa mural de prata de 4 torres; listel branco, sotoposto, com letras em elzevir, «Vila de Montalegre».Escudo de prata, um encontro de boi barrosão, de  vermelho, armado de prata e realçado de negro, dois carvalhos  de vermelho, arrancados do mesmo e folhados de  verde e uma anta arqueológica de azul, alinhados em cruz.  Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a  legenda a negro: «SARRAQUINHOS . MONTALEGRE».

Escudo de prata, um encontro de boi barrosão, de  vermelho, armado de prata e realçado de negro, dois carvalhos  de vermelho, arrancados do mesmo e folhados de  verde e uma anta arqueológica de azul, alinhados em cruz.  Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a  legenda a negro: «SARRAQUINHOS . MONTALEGRE».

Sarraquinhos

Escudo de prata, um encontro de boi barrosão, de vermelho, armado de prata e realçado de negro, dois carvalhos de vermelho, arrancados do mesmo e folhados de verde e uma anta arqueológica de azul, alinhados em cruz. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «SARRAQUINHOS . MONTALEGRE».
(D.R.III Série nº 281, de 06/12/00)
Concep. e Design: © Dístico   Valid: W3C   Recom: 1024x768   Test: IExplorer 7 / Firefox 2 / Opera 8.5 / Netscape 8 adm