Escudo de azul com um castelo de ouro, constituído por um muro ameado e flanqueado por duas torres ameadas, abertas e iluminadas de verde, assentes num mar de cinco faixas ondadas de, sendo três de prata e duas de verde sobre a porta e assente numa mísula de ouro, a imagem da Virgem com diadema sobre a cabeça, segurando o manto, tendo o Menino Jesus ao colo, vestidos de vermelho com manto azul, acompanhado lateralmente e superiormente por um resplendor que se apoia nas ameias do muro. Em chefe dois escudos de Portugal antigo. Escudo cercado pelo Colar da Ordem de Torre e Espada do Valor, Lealdade e Mérito. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco com os dizeres : " ANTIGA MUI NOBRE SEMPRE LEAL E INVICTA CIDADE DO PORTO ", de negro.Escudo de prata, com uma macieira de verde, frutada de ouro e troncada de negro, sainte de um terrado verde realçado de negro. Sainte do mesmo terrado, envolvendo o tronco e trepando pela macieira, uma videira de verde, folhada do mesmo e frutada de dois cachos de púrpura pendentes da macieira. Coroa mural de prata de cinco torres. Listel branco, com a legenda a negro: "MUNICÍPIO DE PAREDES".Escudo de ouro, cruzeiro de azul realçado e lavrado  de prata, entre um cacho de uvas de púrpura folhado de  verde e uma espiga de milho de vermelho folhada de verde;  em ponta, roda dentada de vermelho. Coroa mural de  prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro:  «BALTAR . PAREDES».

Escudo de ouro, cruzeiro de azul realçado e lavrado  de prata, entre um cacho de uvas de púrpura folhado de  verde e uma espiga de milho de vermelho folhada de verde;  em ponta, roda dentada de vermelho. Coroa mural de  prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro:  «BALTAR . PAREDES».

Baltar

Escudo de ouro, cruzeiro de azul realçado e lavrado de prata, entre um cacho de uvas de púrpura folhado de verde e uma espiga de milho de vermelho folhada de verde; em ponta, roda dentada de vermelho. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: «BALTAR . PAREDES».
(D.R.III Série nº 256, de 03/11/99) e (D.R.III Série nº 58, de 09/03/00)- Foi elevada a vila em 01/07/2003.
Concep. e Design: © Dístico   Valid: W3C   Recom: 1024x768   Test: IExplorer 7 / Firefox 2 / Opera 8.5 / Netscape 8 adm